A liberdade de software tem um papel fundamental na educação. Instituições educacionais de todos os níveis devem usar e ensinar apenas o software livre, pois esse é o único que permite que essas instituições cumpram suas missões fundamentais: disseminar o conhecimento humano e preparar os estudantes para serem bons membros de suas comunidades. O código-fonte e os métodos do software livre são partes do conhecimento humano. Software proprietário, por outro lado, é conhecimento secreto e restrito, o que é o oposto da missão das instituições educacionais. O software livre apoia a educação, mas o software proprietário a proíbe.
Fonte: https://www.gnu.org/education/education.html
A definição de software livre apresenta os critérios utilizados para definir se um programa de computador em particular se qualifica como software livre ou não. De tempos em tempos nós revisamos essa definição, para esclarecê-la ou para resolver questões mais sutis.
Fonte: https://www.gnu.org/philosophy/free-sw.pt-br.html
Criador do Sistema Operacional GNU usando como componente o Linux, resultado do seu movimento pelo software livre, Stallman mudou e vem mudando o mundo com a sua visão de liberdade na era digital.
Fonte: Canal Jovem Sensato no Youtube.