UMA VIAGEM PELO SISTEMA SOLAR

exemplo de imagem
  • Arte Visual.
  • Sistema solar.

conteúdo

Objetivos
  • Identificar os planetas que compõem o Sistema Solar.
  • Evidenciar a amplitude e complexidade do Universo.
  • Desenvolver as capacidades de observação, comparação e classificação.
  • Aguçar os sentidos e expressões por meio das observações em relação ao Sistema Solar.
Desenvolvimento

1ª etapa

Para introduzir a temática do Sistema Solar é interessante partir dos conhecimentos prévios que as crianças têm, bem como aguçar as hipóteses delas em relação ao assunto. Dessa forma, inicie a aula em uma roda de conversa e faça alguns questionamentos aos pequenos, de modo a provocar a socialização das ideias. Para começar, pergunte a eles o que acham que há no céu. Liste todas as hipóteses que surgirem e oriente as crianças a registrá-las em uma folha de papel, em forma de desenho, com o auxílio de giz de cera, lápis de cor e tinta guache.

Oriente os pais ou responsáveis a enviar bonés e óculos escuros para a realização da próxima atividade. Assim, caminhe com as crianças pela escola ou por alguma praça próxima. Procure um local que tenha um campo aberto, de modo que nada obstrua a visão do firmamento. Oriente os pequenos a observarem o céu durante o dia e tudo o que encontram nele. Procure ir em horários nos quais o sol não esteja tão forte (antes das 10 e após às 15 horas). Peça ainda aos pais ou responsáveis que levem as crianças em um horário noturno ao mesmo local para que façam a observação à noite.

No dia seguinte, organize uma roda de conversa e pergunte à turma como estava o céu durante o dia e a noite e quais mudanças notaram entre um período e outro. Em seguida, divida a turma em duplas e entregue meia cartolina a cada uma. Com o auxílio de tinta guache e pincéis ou canetinhas coloridas, oriente os pequenos a representar o que observaram, de um lado, durante o dia, e de outro, o que viram durante a noite.

Organize as crianças em roda e leia Estrelas e Planetas, de Pierre Winters e Margot Senden. Essa obra oferece informações sobre a Terra e outros planetas, a Lua, o Sol e as estrelas, respondendo a questões como: “Por que existe o dia?”, “Por que o formato da Lua muda?” e  “Se o Sol é uma estrela, quais planetas existem?”.

Após a leitura, aguce a curiosidade das crianças sobre o que existe no céu além do que se vê  a olho nu, usando as seguintes perguntas:

  • Quem nos ilumina de dia?
  • Quem nos ilumina à noite?
  • O que há no céu?
  • O que é uma estrela?
  • O que é um planeta?
  • Em qual planeta nós vivemos?
  • Será que sem o Sol haveria vida em nosso planeta?

Com o intuito de ajudá-las ainda mais na discussão, apresente o vídeo De Onde Vem o Dia e a Noite, produzido por TV Escola http://tvescola.mec.gov.br/tve/video/de-onde-vem-de-onde-vem-o-dia-e-a-noite.

2ª etapa

Com base nas observações e hipóteses que surgirem, em uma nova roda de conversa, questione as crianças sobre as pessoas que se interessam em conhecer o sistema solar de pertinho, tais como as que trabalham viajando para conhecer o Universo e trazer as informações sobre ele.

  • Como são chamadas?
  • Como fazem esse trabalho?

Logo após o registro das hipóteses no quadro ou em um cartaz, realize a leitura de Astronauta por um Dia e converse com a turma sobre as características dessa profissão. Para isso, confeccione com a ajuda das crianças, com tecido de TNT e cartolinas, diversas roupas de astronautas.

Após a confecção das roupas, proponha a construção de um foguete, que será o responsável pela “viagem ao espaço”. Depois de todos estarem vestidos e com o foguete pronto, organize os pequenos em roda e apresente a elas os vídeos O Sistema Solarhttp://www.youtube.com/watch?v=gFvft5TZosA, Ônibus Mágico Perdidos no Espaçohttp://www.youtube.com/watch?v=FBsdrD166Qc e A Grande Viagem ao Espaçohttp://www.youtube.com/watch?v=CK5iq281COw.

Após a “viagem”, com as crianças sentadas em uma roda de conversa, pergunte a elas o que descobriram sobre o espaço, quantos planetas encontraram, qual o nome deles e como são.  Questione sobre a experiência de terem sido astronautas e peça para que ilustrem esse momento. É importante que os desenhos sejam expostos na escola, como forma de socializar o trabalho e a aprendizagem das crianças.

3ª. etapa

Após conhecer todos os planetas que formam o sistema solar, encaminhe a discussão para o planeta em que vivemos – a Terra. Com as crianças dispostas em uma roda de conversa, faça alguns questionamentos sobre os conhecimentos prévios que elas têm sobre o tema. Eis algumas questões sugeridas:

  • Entre todos os planetas que vimos, em qual deles nós vivemos?
  • Como é o planeta em que moramos?
  • Em que lugar ele fica no Sistema Solar?
  • Como chama nosso planeta?

Com base nas respostas, entregue uma folha sulfite, lápis de cor, hidrocor, giz de cera, e oriente-as a desenhar como é o nosso planeta. Após a finalização dos desenhos, leia o livro Azul e Lindo Planeta Terra, Nossa Casa, de Ruth Rocha.

Apresente às crianças um mapa-múndi e um globo. Comente com os pequenos sobre cada um dos continentes que formam nosso planeta e alguns países. Procure aguçar a curiosidade das crianças, de modo que elas demonstrem seus interesses diante dos países que já ouviram falar e dos que gostariam de saber mais. Destaque o Brasil, o estado em que se encontram e, se possível, a cidade onde estão.

Avaliação

Considere o interesse dos alunos pelo assunto trabalhado, a participação e o envolvimento deles nas diferentes situações propostas, a interação e a reflexão em grupo, a compreensão da temática, por meio da expressão das ideias, sentimentos, observações e conclusões.

Como sugestão de avaliação, realize a seguinte atividade: com base nas discussões em aula, organize com os alunos uma exposição sobre os principais conceitos apresentados. Peça para que expliquem a amplitude e complexidade do Universo, bem como identifiquem e diferenciem os planetas que compõem o Sistema Solar.

Duração
Cinco aulas.
Outros Materiais
  • Livro Estrelas e Planetas, de Pierre Winters (Editora Brinque Book).
  • Livro Astronauta por um Dia,de Dorling Kindersley (Editora Caramelo).
  • Livro Azul e Lindo Planeta Terra, Nossa Casa, de Ruth Rocha (Editora Salamandra).
  • Boné e óculos escuros para as crianças.
  • Cartolinas e folhas sulfite.
  • Tinta guache e pincéis, giz de cera, lápis de cor e canetinhas coloridas.
  • Tecido de TNT.
  • Mapa-múndi.
  • Globo terrestre.

Recursos Complentares

Sugestões de livros:

- Os Segredos do Sistema Solar, de Paulo Sérgio Bretoner (Editora Atual).

- Ônibus Mágico Perdidos no Sistema Solar, de Joanna Cole e Bruce Degen (Editora Rocco).

- Descubra a Ciência Sistema Solar, de Mike Goldsmith (Editora Ciranda Cultural).

- Como Pegar uma Estrela, de Oliver Jeffers (Editora Moderna).

- Chiclete Super-Herói do Sistema Solar, de Megas McDonald (Editora Salamandra).

- A Reunião dos Planetas, de Marcelo R. Oliveira (Editora Companhia das Letrinhas).

- O Planeta Lilás, de Ziraldo, (Editora Melhoramentos).

Sites de experimentos:

 

detalhes

Disponibilidade

Online

Licenças de Uso

Copyright, Livre para uso e/ou compartilhamento

Produzido por

Cambito, ETV South Carolina, Agrupamento de Escolas de Odemira, Arlethe Petry Terra

Comentários

Compartilhe sua experiência de uso

Icn pessoa
Carlos Tancredo Farias da Silva: Mais uma ferramenta de apoio ao trabalho do professor. Que bom. Espero utilizá-la da melhor maneira possível.
Icn pessoa
Pedro Henrique Forgiarini: Ótima abordagem para séries iniciais.
Eliane Neves: Ótimo vídeo! utilizando o mesmo teremos uma aprendizagem bem significativa.
Icn pessoa
Maria de Fátima Varélia: Esse vídeo é ótimo para desenvolver os conteúdos que ele propõe com a criançada e uma aprendizagem significativa e divertida

Materiais do professor relacionados

Jogo
(0)
Jogo para colocar cada planeta em sua órbita. Verifique se o seu computador possui o flash instalado.
Fav
Animação
(9)
Desenho animado fala sobre os planetas do sistema solar.
Fav
Animação
(6)
História dos alunos do quarto ano de Odemira sobre a viagem de duas crianças pelo espaço, visitando os planetas do Sistema Solar. Além dos planetas mais conhecidos, inclui passagem por Ceres, Caronte, Plutão e Xena.
Fav

Outros usuários também visitaram

Jogo
(0)
Jogo para colocar cada planeta em sua órbita. Verifique se o seu computador possui o flash instalado.
Fav
Animação
(9)
Desenho animado fala sobre os planetas do sistema solar.
Fav
Animação
(6)
História dos alunos do quarto ano de Odemira sobre a viagem de duas crianças pelo espaço, visitando os planetas do Sistema Solar. Além dos planetas mais conhecidos, inclui passagem por Ceres, Caronte, Plutão e Xena.
Fav