SUSTENTABILIDADE

exemplo de imagem

Ratificada pela política Nacional de Educação Ambiental aprovada em 1999 e regulamentada em 2002, a Educação Ambiental é instituída de forma obrigatória em todos os níveis de ensino e considerada fundamental no processo educacional. Busca-se com o Projeto Meio Ambiente na Escola, a incorporação dos temas transversais de modo a facilitar a compreensão da realidade unindo saberes acadêmicos com o conhecimento experimental, buscando desenvolver no aluno a visão crítica que lhe permita um protagonismo ativo colaborando nas tomadas de decisões pessoais buscando a justiça, a solidariedade a tolerância e a igualdade na sociedade complexa que se faz hoje, potencializando um estilo de vida saudável.

conteúdo

Objetivos

1) Proporcionar aos alunos ferramentas de educação ambiental que venham a contribuir no processo ensino-aprendizagem; 2) Proporcionar a interação das atividades de monitoria com os projetos escolares; 3) Difundir corretamente os conceitos sobre Meio Ambiente; 4) Proporcionar por meio de atividades interativas a melhoria do ambiente escolar; 5) Estimular os alunos a serem multiplicadores dos conhecimentos sobre Meio Ambiente em sua comunidade;

Desenvolvimento

Confecção de adesivos; Energia, Água, Limpeza da Escola, controle e manutenção do verde e Horta. • Palestras e acompanhamento da monitoria – Patrulheiros do Meio Ambiente

Avaliação

Avaliação oral e escrita.

Duração
90
Outros Materiais

CANTEIRO Sugestões: • O canteiro será construído em plano horizontal em paralelo ao muro já existente na lateral esquerda da escola visando o aproveitamento do mesmo o que possibilitará economia de material que será usado para o fechamento do mesmo. • O canteiro terá aproximadamente 20 metros de comprimento por 0,60 cm de largura facilitando assim o manuseio e deslocamento das crianças ao longo do percurso. • O fechamento das leiras será com é bloco de cimento na medida 30x15, ou conforme sugestão. • O canteiro terá cobertura com tela de nylon para proteger as culturas de forma a não permitir a insolação adequada. • Instalação de calha coletora no telhado para evitar que a água da chuva danifique o canteiro, podendo utilizar a técnica empregada para armazenamento e utilização na irrigação da horta, jardim e vaso

detalhes

Disponibilidade

Online

Licenças de Uso

Livre para uso e/ou compartilhamento

Comentários

Compartilhe sua experiência de uso

Icn pessoa
Débora Quaresma Almeida: ACHEI MUITO INTERESSANTE ESSA METODOLOGIA.

Materiais do professor relacionados

Vídeo
(7)
Esta plataforma pretende oferecer um manancial de conteúdos para que as equipes pedagógicas possam se preparar para abordar este que é um dos mais generosos ideais da humanidade. O site está organizado em dois conjuntos. Um, mais conceitual, destrincha a questão em oito temas, cada qual apresentado por um vídeo aula acompanhado de documentos complementares. Outro é consagrado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que catalisarão as práticas nos próximos quinze anos.
Fav
Infográfico
(1)
Infográfico, que apresenta a trajetória de alunos que ingressaram na universidade através do sistema de cotas e como essa situação transformou a vida deles e de outras pessoas. O tema pode ser utilizado para discutir a questão dos direitos e dos movimentos sociais. Indicado para alunos do 3ª série do  Ensino Médio.
Fav
Vídeo
(1)
Videoaula que permite a compreensão do estudo do movimento a partir das perspectivas experimental e matemática e também da contextualização histórica. O objeto  pode ser utilizado para aprofundamento de assunto relacionado ao subtema Identificação, Caracterização e Estimativa de Grandezas do Movimento o que possibilita o desenvolvimento das seguintes habilidades: reconhecer características comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade e outras variáveis; fazer estimativas, realizar ou interpretar medidas; escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais e identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções entre outras.
Fav

Outros usuários também visitaram

Vídeo
(7)
Esta plataforma pretende oferecer um manancial de conteúdos para que as equipes pedagógicas possam se preparar para abordar este que é um dos mais generosos ideais da humanidade. O site está organizado em dois conjuntos. Um, mais conceitual, destrincha a questão em oito temas, cada qual apresentado por um vídeo aula acompanhado de documentos complementares. Outro é consagrado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que catalisarão as práticas nos próximos quinze anos.
Fav
Infográfico
(1)
Infográfico, que apresenta a trajetória de alunos que ingressaram na universidade através do sistema de cotas e como essa situação transformou a vida deles e de outras pessoas. O tema pode ser utilizado para discutir a questão dos direitos e dos movimentos sociais. Indicado para alunos do 3ª série do  Ensino Médio.
Fav
Vídeo
(1)
Videoaula que permite a compreensão do estudo do movimento a partir das perspectivas experimental e matemática e também da contextualização histórica. O objeto  pode ser utilizado para aprofundamento de assunto relacionado ao subtema Identificação, Caracterização e Estimativa de Grandezas do Movimento o que possibilita o desenvolvimento das seguintes habilidades: reconhecer características comuns aos movimentos e sistematizá-las segundo trajetórias, variações de velocidade e outras variáveis; fazer estimativas, realizar ou interpretar medidas; escolher procedimentos para caracterizar deslocamentos, tempos de percurso e variações de velocidade em situações reais e identificar diferentes formas de representar movimentos, como trajetórias, gráficos, funções entre outras.
Fav