1ª etapa
O objetivo desta sequência é criar condições para que os alunos possam entender os conceitos de pobreza e pobreza extrema. Para isso, trabalharão com dados sobre a situação socioeconômica brasileira. É importante não promover uma vitimização da pobreza, e sim incluí-la num contexto social mais amplo, para que os estudantes entendam que pobreza é uma questão estrutural, social e política e não está ligada à incapacidade ou à incompetência dos indivíduos. Trabalhe com os alunos os conceitos-chave necessários para as atividades que serão propostas:
Para isso, conduza os estudantes ao laboratório de informática e solicite que pesquisem as informações sobre:
Em seguida, peça que compartilhem os resultados com os colegas e produzam cartazes sobre os temas, organizados em grupos.
2ª etapa
No laboratório de informática, apresente aos alunos a reportagem Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extremahttp://www.amambainoticias.com.br/brasil/brasil-ainda-tem-20-milhoes-de-pessoas-em-pobreza-extrema e peça que a leiam. Solicite as opiniões deles sobre alguns aspectos:
Em seguida, peça que escolham um dos tópicos e produzam um texto que posteriomente será lido para toda a turma.
3ª etapa
Informe aos alunos que agora eles vão conhecer um pouco mais de perto a situação de pobreza de algumas regiões do Brasil e assistir a depoimentos que ajudam a entender a miséria presente na sociedade brasileira. Para começar, faça algumas perguntas aos alunos (veja abaixo) e, em seguida exiba o vídeo Pobreza no Brasil – Caminhos da Reportagemhttps://www.youtube.com/watch?v=TkEYL7L4tuI .
Você sabia?
Depois, apresente o título do vídeo, exiba os primeiros 17 segundos, composto apenas de imagens, e conduza uma discussão sobre os seguintes aspectos:
Exiba o vídeo e promova o debate sobre os temas: pobreza e qualificação profissional, e exclusão social e oportunidades.
Atue como moderador e intermediador do debate e faça ponderações diferentes com os alunos sobre os assuntos abordados. Eis algumas sugestões:
4ª etapa
Proponha aos alunos que façam um projeto fictício de combate à pobreza, que prevejam intervenções em comunidades, para que as condições sociais geradas pela situação de carência extrema sejam amenizadas. Para isso, organize a turma em grupos de cinco ou seis alunos e informe que cada equipe ficará responsável por uma questão social. Sugestões de temáticas:
Organize uma agenda de orientações aos grupos e, ao final, peça que as equipes compartilhem seus trabalhos com os colegas da turma.
Avalie, pelas discussões em sala, se as atividades propostas – o resultado da pesquisa realizada, os momentos de debates sobre reportagens e vídeos – contribuíram para que os alunos conhecessem um pouco mais sobre as diferenças sociais brasileiras. Observe também se eles conseguiram materializar essas discussões na construção do projeto de intervenção na comunidade.
Recuros Complementares
Rede Estadual de São Paulo - Alexsander Parisotto
Copyright
Compartilhe sua experiência de uso