Gif login
Btn bar facebook
Btn bar google oauth2
Já tem login? Acesse »
Entrar

Esqueci minha senha

Cadastre-se
  • SOBRE A ESCOLA INTERATIVA
  • PESQUISA INTERATIVA
  • FALE CONOSCO
  • COLABORE
  • CBC
    • SOBRE A ESCOLA INTERATIVA
    • PESQUISA INTERATIVA
    • FALE CONOSCO
    • COLABORE
    • CBC
Logotipo da rede
User
Logotipo da rede
Home small w Inicio
Body Grupos
Heart Favoritos
Entrar
Logotipo da rede
Home small w Inicio
Body grupos
Heart favoritos

RETRATOS DA POBREZA NO BRASIL

exemplo de imagem

História das relações sociais e do trabalho.

Heart loading orange
Fav
Fav full
I2
Icn elo http://www.amambainoticias.com.br/brasil/brasil-ainda-tem-20-milhoes-de-pessoas-em-pobreza-extrema
Icn elo http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/nucleo/grupo.php?id_grupo=78
Icn elo http://www.youtube.com/watch?v=TkEYL7L4tuI

conteúdo

Objetivos
  • Discutir as desigualdades sociais no Brasil.
  • Entender as diferenças sociais e perceber quanto o Brasil é diferente socialmente.
Desenvolvimento

1ª etapa

O objetivo desta sequência é criar condições para que os alunos possam entender os conceitos de pobreza e pobreza extrema. Para isso, trabalharão com dados sobre a situação socioeconômica brasileira. É importante não promover uma vitimização da pobreza, e sim incluí-la num contexto social mais amplo, para que os estudantes entendam que pobreza é uma questão estrutural, social e política e não está ligada à incapacidade ou à incompetência dos indivíduos. Trabalhe com os alunos os conceitos-chave necessários para as atividades que serão propostas:

  • Pobreza
  • Pobreza extrema ou absoluta
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)
  • Vulnerabilidade
  • Plano de combate à fome

 

Para isso, conduza os estudantes ao laboratório de informática e solicite que pesquisem as informações sobre:

  •  Pobreza, no site Ipeadata, produzido pelo Instituto de Pesquisas Econômicas  Avançadas. http://www.ipeadata.gov.br/
  • Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), no site do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). http://www.pnud.org.br/IDH/DH.aspx
  • Vulnerabilidade, no documento do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) sobre exclusão e vulnerabilidade social, aspectos conceituais da vulnerabilidade social, disponível em: http://portal.mte.gov.br/data/files/FF8080812BA5F4B7012BA6D0B28801EE/sumario_2009_TEXTOV1.pdf
  • Plano de combate à fome, no site do Plano Brasil sem Miséria, produzido pelo governo federal http://aplicacoes.mds.gov.br/sagirmps/ferramentas/nucleo/grupo.php?id_grupo=78

 

Em seguida, peça que compartilhem os resultados com os colegas e produzam cartazes sobre os temas, organizados em grupos.

 

2ª etapa

No laboratório de informática, apresente aos alunos a reportagem Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extremahttp://www.amambainoticias.com.br/brasil/brasil-ainda-tem-20-milhoes-de-pessoas-em-pobreza-extrema e peça que a leiam. Solicite as opiniões deles sobre alguns aspectos:

  • Como combater a fome?
  • É possível erradicar a pobreza no Brasil? De que forma?
  • O que a questão ambiental pode ter a ver com a questão da pobreza?

 

Em seguida, peça que escolham um dos tópicos e produzam um texto que posteriomente será lido para toda a turma.

 

3ª etapa

Informe aos alunos que agora eles vão conhecer um pouco mais de perto a situação de pobreza de algumas regiões do Brasil e assistir a depoimentos que ajudam a entender a miséria presente na sociedade brasileira. Para começar, faça algumas perguntas aos alunos (veja abaixo) e, em seguida exiba o vídeo Pobreza no Brasil –  Caminhos da Reportagemhttps://www.youtube.com/watch?v=TkEYL7L4tuI .

Você sabia?

  • Que há famílias sem energia elétrica no Brasil?
  • Que há trabalhadores que ganham para somente comer no dia a dia?
  • Que há pais de família que caminham uma hora e 20 minutos para buscar alimentos?
  • Que mulheres e negros são maioria nos bolsões de pobreza?
  • Que há residências sem banheiro?

 

Depois, apresente o título do vídeo, exiba os primeiros 17 segundos, composto apenas de imagens, e conduza uma discussão sobre os seguintes aspectos:

  • Que tipo de informação acreditam que irão encontrar na reportagem?
  • Você pensa que haverá diferenças entre as comunidades retratadas e a sua?
  • Quais as soluções possíveis para as situações apresentadas?

 

Exiba o vídeo e promova o debate sobre os temas: pobreza e qualificação profissional, e exclusão social e oportunidades.

  • Por que o IBGE utiliza estes critérios para qualificar pobreza: falta de energia elétrica, instalação sanitária, esgoto, água encanada, abastecimento de água, analfabetismo?

 

Atue como moderador e intermediador do debate e faça ponderações diferentes com os alunos sobre os assuntos abordados. Eis algumas sugestões:

  • Por que pessoas melhor qualificadas têm mais chances de sair da pobreza?
  • Como está a situação do país com relação ao acesso à escola para adultos que desejam retornar às salas de aula?
  • Qual a importância das oportunidades de trabalho, geração de renda e formação continuada no combate à exclusão social?

 

4ª etapa

Proponha aos alunos que façam um projeto fictício de combate à pobreza, que prevejam intervenções em comunidades, para que as condições sociais geradas pela situação de carência extrema sejam amenizadas. Para isso, organize a turma em grupos de cinco ou seis alunos e informe que cada equipe ficará responsável por uma questão social. Sugestões de temáticas:

  • Combate ao analfabetismo.
  • Combate ao trabalho infantil.
  • Erradicação da pobreza extrema.

 

Organize uma agenda de orientações aos grupos e, ao final, peça que as equipes compartilhem seus trabalhos com os colegas da turma.

Avaliação

Avalie, pelas discussões em sala, se as atividades propostas – o resultado da pesquisa realizada, os momentos de debates sobre reportagens e vídeos – contribuíram para que os alunos conhecessem um pouco mais sobre as diferenças sociais brasileiras. Observe também se eles conseguiram materializar essas discussões na construção do projeto de intervenção na comunidade.

Duração
Seis aulas.
Outros Materiais

Recuros Complementares

  • Vídeo A História da Pobreza –  Por que Pobreza?, produzido por Subma­rine & Steps International. https://www.youtube.com/watch?v=1Dbm6URc668
  • Livro As Causas da Pobreza, de Simon Schwartzman (Editora FGV).

detalhes

Sugerido por

Rede Estadual de São Paulo - Alexsander Parisotto

Licenças de Uso

Copyright

Comentários

Compartilhe sua experiência de uso

Bloquear Comentário ofensivo
Icn pessoa
Maria Lúcia Santos Bezerra: Este Plano de aula sobre a pobreza no Brasil é excelente e possível de desenvolvimento. Parabéns para quem organizou o passo a passo.
Bloquear Comentário ofensivo
Icn pessoa
MARIA DA CONCEIÇÃO QUEIROZ DE ARARUNA: Otimo,. Vai nos permitir desenvolver uma boa aula.
Bloquear Comentário ofensivo
Icn pessoa
edjalma barbosa vieira: Ótimo infográfico, permite desenvolver uma leitura crítica da exclusão social, e falta de políticas publicas para superar essa realidade.
Bloquear Comentário ofensivo
Edneide Pedro Carvalho da Silva: Aplausos para este plano de aula!
1 2 →     Último

Materiais do professor relacionados

Pobreza no Brasil – caminhos da reportagem (26/01/2012)
Pobreza no Brasil – caminhos da reportagem (26/01/2012)
(0)
O vídeo exibe uma reportagem que aborda a questão da pobreza no Brasil, mostrando histórias de vida sofridas no semi-árido nordestino e favelas das grandes cidades. Mostra também um quadro onde se observa uma perspectiva de mudança dessa realidade.
Heart loading orange
Fav
Fav full
Info Mais informações
Brasil sem miséria
Brasil sem miséria
(1)
Informações sobre o plano governamental de redução da miséria, por estado.
Heart loading orange
Fav
Fav full
Info Mais informações
Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extrema
Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extrema
(1)
Infográfico aponta os problemas da desigualdade social no Brasil.
Heart loading orange
Fav
Fav full
Info Mais informações

Outros usuários também visitaram

Pobreza no Brasil – caminhos da reportagem (26/01/2012)
Pobreza no Brasil – caminhos da reportagem (26/01/2012)
(0)
O vídeo exibe uma reportagem que aborda a questão da pobreza no Brasil, mostrando histórias de vida sofridas no semi-árido nordestino e favelas das grandes cidades. Mostra também um quadro onde se observa uma perspectiva de mudança dessa realidade.
Heart loading orange
Fav
Fav full
Info Mais informações
Brasil sem miséria
Brasil sem miséria
(1)
Informações sobre o plano governamental de redução da miséria, por estado.
Heart loading orange
Fav
Fav full
Info Mais informações
Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extrema
Brasil ainda tem 20 milhões de pessoas em pobreza extrema
(1)
Infográfico aponta os problemas da desigualdade social no Brasil.
Heart loading orange
Fav
Fav full
Info Mais informações
Arrow
Filtros
Ok
Sobre nós
Colabore
Ferramentas para colaborar
Ajuda

Siga escola interativa mg nas redes

Facebook
Termos e Condições Política de Privacidade

Licença Creative Commons
Atribuição 3.0 Brasil Licença Creative, target: :blank Commons

Exceto onde indicado de outra forma
Carregando
Close

AINDA NãO TEM CADASTRO NA ESCOLA DIGITAL?

Realize o cadastro e tenha acesso a diversos conteúdos

Faça seu cadastro

Já TEM CADASTRO?

Esqueci minha senha

ACESSE COM AS REDES SOCIAIS

Btn facebook
Btn google oauth2

ACESSE POR CóDIGO DE VISITANTE

Entrar

Código de visitante inválido!