Água nossa de cada dia - parte 1

O programa Tome Ciência apresenta sobre a Água nossa de cada dia. O repórter André Motta Lima inicia a fala indicando que todo mundo sabe que a vida na terra começou na água e que as primeiras civilizações se desenvolveram perto de rios. Água, portanto, é essencial para a vida. Mais de 70% de nosso corpo é feito de líquido. Nosso planeta é terra no nome, mas tem uma superfície com três quartos de água. Mas só 1% dela pode ser bebida e já está faltando água para muita gente. Um estudo de 2011, da nossa Agência Nacional de Águas, apontou a necessidade de investimentos de mais de 22 bilhões de reais para evitar que mais da metade dos municípios brasileiros sofram com falta de água em 2015.Tem como convidados: Luiz Edmundo Horta Barbosa Costa Leite, engenheiro e professor da UFRJ. Paulo Canedo, engenheiro e consultor do Banco Mundial. Romilda Maria Alves de Lemos, professora da Faetec/RJ.Humberto de Albuquerque, engenheiro de minas. Discutem sobre a qualidade da água e sua importância. Produção: Tome Ciência.

Biologia, Ciências da Natureza

6º ano EF

Rita de Cássia Pinto Ferreira Petinatti: Muito bom!! Ótima informação!!!

Um terrário é um modelo didático de um ecossistema em tamanho reduzido. No caso dessa aula, o terrário imita as condições naturais de uma floresta tropical úmida, como a Amazônia.

Ao elaborar esse modelo, os alunos são estimulados a estudar, de modo experimental, os fenômenos físicos, químicos e biológicos envolvidos no ciclo da água ? e como esses efeitos naturais são muito ligados, é interessante utilizar o terrário como uma ferramenta de aprendizagem multidisciplinar.

Nesta terceira parte comenta-se sobre a prevenção, ou seja, como acabar com os possíveis criadouros da dengue. É discutido sobre o uso dos inseticidas, repelentes e mosqueteiros e são dadas dicas para o tratamento da doença.
Nesta primeira parte o entrevistador Sávio com o auxílio do médico Marcos Fonseca apresentam as principais características da dengue.