Tecnologia na Educação

Por Administrador de Rede Bruno César de Castro Machado Borges
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Ederson Granetto entrevista José Armando Valente sobre as possibilidades abertas para a educação pelas tecnologias de informação e comunicação e o que deve ser feito para melhor aproveitar os computadores na escola. Valente é Livre Docente e Professor do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação do Instituto de Artes e Pesquisador do Núcleo de Informática Aplicada à Educação (Nied) da Unicamp. Fonte: Univesp TV
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Parte 1 - Entrevista com José Manuel Moran. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa. 2008. Fonte: Nós da Educação 49 - TV Paulo Freire.
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Parte 2 - Entrevista com José Manuel Moran. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa. 2008. Fonte: Nós da Educação 49 - TV Paulo Freire.
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Parte 3 - Entrevista com José Manuel Moran. Doutor em Ciências da Comunicação pela USP, aborda o uso da internet na educação, em temas como a aplicação das diferentes mídias na educação e a aprendizagem colaborativa. 2008. Fonte: Nós da Educação 49 - TV Paulo Freire.
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Excelente documentário que tem como objetivo discutir o papel e os desafios da escola no uso das tecnologias. Fonte: Canal Youtube - Santo Caos - Consultoria de Engajamento.
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Criador do Sistema Operacional GNU usando como componente o Linux, resultado do seu movimento pelo software livre, Stallman mudou e vem mudando o mundo com a sua visão de liberdade na era digital. Fonte: Canal Jovem Sensato no Youtube.
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Guia Participativo de Segurança da Informação para as Escolas Estaduais que trata os seguintes temas: A internet como espaço público; Navegar é preciso, mas com segurança; Redes Sociais e Uso Consciente; Ciberbullying e Sexting; Privacidade e Aliciamento; Canais de denúncia; Uso do Celular nas Escolas: Vilão ou Aliado?T
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A Dra. Ligia Dorigon responde a questões feitas pelo público a respeito dos temas bullyng e cyberbullying. Fone: Canal Youtube Internet Segura
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Guia Participativo de Segurança da Informação para as Escolas Estaduais que trata os seguintes temas: A internet como espaço público; Navegar é preciso, mas com segurança; Redes Sociais e Uso Consciente; Ciberbullying e Sexting; Privacidade e Aliciamento; Canais de denúncia; Uso do Celular nas Escolas: Vilão ou Aliado?
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Este software educativo visa ajudar as crianças a aprender habilidades como leitura, escrita, matemática, reconhecimento de cores, dizer o tempo e muitos mais. A simplicidade das atividades e a forma como eles são organizados "aprendizagem através do jogo". Crianças a partir dos 3 anos podem começar a jogar com algumas das atividades e jogar até que eles aprendam tudo o que pode ser aprendido com este software educacional. Este software está disponível no Linux Educacional 5.0 MB instalado nos computadores das escolas mineiras. Essa é uma versão customizada pelos Núcleos de Tecnologia Educacional de Minas Gerais. O LE 5.0 MB está disponível para download em: http://gnteescolas.educacao.mg.gov.br/downloads Para saber mais sobre o pysiogame acesse: https://www.pysiogame.net/
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Introdução aos algoritmos O que são algoritmos e por que você deveria se importar com eles? Vamos começar com uma visão geral de algoritmos, e então discutir sobre dois jogos nos quais você poderia usar um algoritmo para resolvê-los de forma mais eficiente - o jogo da adivinhação do número, e o jogo de encontrar uma rota. Fonte: https://pt.khanacademy.org
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Aprenda a descrever grafos, com suas arestas, vértices, e pesos, e veja formas diferentes de armazenar dados em grafos, com listas de arestas, matrizes de adjacência, e listas de adjacência. Fonte: https://pt.khanacademy.org
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O LibriVox é um projeto não-comercial, sem fins lucrativos e livre de anúncios publicitários, que doa suas gravações ao domínio público. O Librivox é conduzido por voluntários que mantêm uma estrutura administrativa flexível, e congrega voluntários de todas as partes do mundo. Segundo a própria organização, o objetivo do Librivox é '"tornar todos os livros em domínio público disponíveis gratuitamente na interne
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Que tal fazer uma viagem pelos patrimônios culturais do Brasil, combinando diferentes selos e conhecendo a imensa produção cultural de nosso país? O jogo Trilha Cultural propõe a ampliação do repertório cultural a partir do contato com o patrimônio artístico-cultural nacional e sua diversidade, bem como estabelece um diálogo com professores e estudantes sobre a compreensão dos potenciais educativos desses espaços, entendo-os como recursos sócio-inclusivos.
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Aplicativo Móvel

Essa aula será realziada com o intuito de conhecer os recursos do Computador Interativo: solução para lousa digital e para conhecimento de que os ODAS existentes na Escola Digital possam ser utilziadas nela.

  • Explorar um ODA, de acordo com a área de conhecimento e adequando a um objetivo de ensino;
  • Portal Escola Digital Fortaleza, conhecendo os diversos recursos, aplicativos e conteúdos;
  • Como utilizar a lousa digital enquanto recurso pedagógico, adequando a um objetivo de estudo;
  • Planejamento de aula usando os recursos da Lousa Digital e do Portal Escola Digital Fortaleza. 
  • Adotar-se-á como concepção de ensino-aprendizagem a abordagem construtivista, na qual cada participante será sujeito de sua própria aprendizagem, destacando o “aprender fazer fazendo”, estimulando a aprendizagem cooperativa e colaborativa. O professor desempenhará a função de mediador do conhecimento criando situações problemas para que o cursista possa desenvolver suas potencialidades.
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